top of page
  • Foto do escritorNova Amargosa FM

Volume de água liberado pela represa Pedra do Cavalo em dia de tremor estava previsto


Devido aos tremores sentidos em várias regiões da Bahia neste domingo (30) – e que podem se repetir nos próximos meses a abertura da Barragem de Pedra do Cavalo, em Cachoeira e São Félix, no Recôncavo Baiano, preocupou a população local. A barragem liberou 40 metros cúbicos de água. Mas os responsáveis disseram que essa operação já estava programada.


De acordo com informações do Correio, uma das turbinas por onde a água é normalmente evacuada passou por manutenção e, por isso, o volume de água foi liberado através dos vertedouros. Em nota, a assessoria da Votorantim, responsável pela administração, informou que o procedimento é normal e segue as normas de segurança determinadas pelas autoridades.


Ainda segundo o informe, a quantidade de água que pode ser liberada foi aumentada após nova legislação. “Para atender a essa nova regra, o fluxo de água passará prioritariamente pelas turbinas da Usina podendo ser transferido para o vertedouro durante alguns períodos do dia, sem alterar a média diária estabelecida na regra operativa. Desta forma, durante a operação normal da Usina, será comum a população ver um pequeno fluxo de água no vertedouro”, destaca o informe. Fonte Voz da Bahia.

68 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page