top of page

UFRB vai perder terreno após atraso de 10 anos em obra; entenda

  • Foto do escritor: Nova Amargosa FM
    Nova Amargosa FM
  • 13 de mar.
  • 1 min de leitura

A Câmara de Vereadores de Santo Amaro, no Recôncavo baiano, aprovou que um terreno doado à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) volte a pertencer à prefeitura da cidade. A decisão foi tomada em sessão extraordinária na quarta-feira (12), e 13 dos 15 vereadores foram favoráveis. O espaço de 60,3 mil m² deveria ter recebido um novo campus da UFRB, mas os recursos do Governo Federal nunca chegaram. 

O imbróglio envolvendo o terreno, onde funcionava a antiga Siderúrgica Fundição Tarzan, se arrasta há anos. Em dezembro de 2012, a universidade recebeu a doação do espaço, conforme escritura pública de doação firmada entre a instituição e a prefeitura de Santo Amaro.

A previsão inicial era que as ruínas fossem transformadas em centro acadêmico através do Programa de Aceleração do Crescimento Cidades Históricas, do Governo Federal.  A UFRB aprovou a criação do Campus de Santo Amaro e do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) no ano seguinte ao acordo firmado, em 2013. 

Desde então, a universidade aguarda os recursos necessários para a realização da obra, que tinha duração estimada de quatro anos. Em setembro de 2023, o governo lançou uma nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com previsão de investimentos de R$ 240 bilhões. A obra em Santo Amaro não foi contemplada, como explica Rita Dantas, diretora da UFRB na cidade. 

Comments


Telefone: (75) 3634-3316

Endereço: Av. Josué Sampaio Melo, 182 - Galeria Argolo - Amargosa-BA

©2023 Amargosa FM.

bottom of page