Recôncavo baiano está entre as regiões sob aviso de chuva forte e ventania
- Nova Amargosa FM

- 20 de out. de 2025
- 2 min de leitura

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuva forte a partir das 3h da madrugada desta segunda-feira (20). com o risco de ventos intensos em quase toda a Bahia.
“INMET publica aviso iniciando em: 20/10/2025, às 03h. Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40 a 60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.”
Informações indicam que o aviso abrange quase todas as regiões do estado, incluindo o Sul, Centro-Sul, Sudoeste, Recôncavo, Salvador e Região Metropolitana, Centro-Norte, Nordeste Baiano, Norte Baiano, Vale do São Francisco, Chapada Diamantina, Vale do Jiquiriçá, Oeste, Extremo-Oeste, Extremo-Sul e Sudoeste.
Apenas uma pequena parte do norte, próxima a Paulo Afonso, não está incluída no alerta.
Os próximos dias devem ser marcados por tempestades com raios e trovões. No total, 398 municípios baianos foram colocados sob aviso de chuva forte e ventania.
O alerta amarelo ficará vigente até terça-feira (21), às 10h, quando o Inmet avaliará se mantém, rebaixa ou eleva o nível para laranja.
O fenômeno é provocado por um sistema frontal atuando sobre o oceano, o que favorece o deslocamento de nuvens carregadas por boa parte do país.
Neste domingo (19), o extremo-oeste, extremo-sul, além de partes do sul e centro-sul da Bahia, já estavam sob alertas amarelo e laranja. A chuva já atingiu municípios como Chapada Diamantina, Candiba, Feira da Mata, Cocos e Brumado, evidenciando que áreas de instabilidade já se espalham pelo estado.
A frente fria deve perder força a partir de quinta-feira (23), quando os termômetros devem voltar a subir.
Instruções se confirmada a previsão
Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
Também evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Busque informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).
Mídia Bahia





Comentários