top of page
  • Foto do escritorNova Amargosa FM

Professores de universidades estaduais paralisam esta quarta (12)


As aulas nas Universidades Estaduais da Bahia estarão suspensas nesta quarta-feira (12) devido a uma paralisação dos professores. Para pontuar a ação, os professores realizarão uma mobilização na Praça do Campo Grande, em Salvador, às 9h30 da manhã.

As instituições envolvidas são Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb), onde cerca de 26 mil alunos estudam. A paralisação faz parte do calendário de luta da categoria por reajuste salarial e abertura de uma mesa de negociação com o Governo do Estado.

O objetivo é chamar a atenção do governo para que esse diálogo aconteça. Segundo as Associações Docentes “a política estadual de desvalorização do trabalho docente nas universidades estaduais tem prejudicado o fortalecimento do ensino superior público baiano e colocado esses profissionais em posições cada vez mais precarizadas”.

Além disso, a categoria destaca que o Governo do presidente Lula instituiu a mesa de negociação com os sindicatos do funcionalismo público federal e reajustou o salário de todo o serviço público em 9%, com acréscimo de R$ 200 no auxílio alimentação. Apesar disso, a categoria argumenta que o governo estadual “se mantém em silêncio sobre o reajuste para o conjunto dos servidores públicos baianos. Atualmente as Associações Docentes tentam diálogo com o novo governo estadual para tratar o tema do reajuste salarial”. (IB)

125 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page