top of page
  • Foto do escritorNova Amargosa FM

Morre aos 96 anos a rainha Elizabeth II, a mais longeva monarca da coroa britânica


Morreu nesta quinta-feira, 8, a rainha Elizabeth II, monarca do Reino Unido e de mais catorze Estados independentes. Mais cedo, ela teve uma piora no quadro de saúde e foi posta sob supervisão médica, segundo comunicado do Palácio de Buckingham.


Elizabeth morreu cercada dos quatro filhos da rainha, Charles, Anne, Andrew e Edward. Eles foram até a Escócia quando foi anunciado que a rainha estava sob supervisão médica. Seu neto, o príncipe William, também foi até o castelo de Balmoral.

Agora, com sua morte, Charles se torna o novo monarca do Reino Unido, aos 73 anos.

Conhecida por sua vitalidade e fibra, Elizabeth ascendeu ao trono em 6 de fevereiro de 1952, aos 25 anos, e foi a monarca mais longeva da história britânica. Na primeira semana de junho deste ano ela comemorou o Jubileu de Platina, que marcou seus 70 anos de regência.


Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em Mayfair, Londres, no dia 21 de abril de 1926. Foi a primeira filha do Rei George VI e Rainha Elizabeth – A Rainha Mãe.

Em fevereiro de 1945, em meio à Segunda Guerra Mundial, ela se juntou ao Serviço Territorial Auxiliar, aos 18 anos, como segunda subalterna honorária e treinou como motorista e mecânica, sendo promovida a comandante júnior honorária em julho. Aos poucos, se tornou cada vez mais ativa dentro da coroa britânica.

Aos 21 anos, em 20 de novembro de 1947, Elizabeth casou-se com Philip Mountbatten, que morreu em abril do ano passado, aos 99 anos. O casamento foi realizado na Abadia de Westminster. Depois de casados passaram a residir em Clarence House, em Londres. O casal teve 4 filhos, Charles (o mais velho, e primeiro na linha de sucessão), Anne, Andrew e Edward.


Cinco anos depois, com a morte precoce de seu pai, Elizabeth II assumiu o trono. A coroação, contudo, ocorreu apenas no dia 2 de junho de 1953. Após a coroação, a Família Real passou a residir no Palácio de Buckingham, no centro de Londres. Permanecendo lá com filhos, netos e bisnetos desde então.


Problemas de saúde

Com problemas de mobilidade, a rainha vinha de uma série de visitas médicas e cancelamentos de compromissos reais, ao passo que a preocupação com sua saúde aumentava.


Ela inclusive precisou se ausentar da missa de ação de graças pelos seus 70 anos como monarca depois de “experimentar um recorrente problema de mobilidade e algum desconforto” quando apareceu em um desfile militar.

A rainha deveria comparecer à celebração na Catedral de São Paulo no segundo dia de comemorações de seu Jubileu de Platina. “A rainha gostou muito do desfile de aniversário e do sobrevoo de hoje, mas sentiu algum desconforto”, disse o palácio. “Levando em conta a jornada e a atividade necessária para participar do Serviço Nacional de Ação de Graças de amanhã (4 de junho), na Catedral de São Paulo, Sua Majestade, com grande relutância, concluiu que não comparecerá.” (Correio)

71 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page