• Nova Amargosa FM

Governo diz que vacina da Janssen contra Covid agora é de duas doses


O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 16, que a vacina da Janssen contra a Covid-19 deixará de ser aplicada em regime de dose única e passará a ser usado com duas aplicações. O anúncio foi feito em entrevista coletiva do ministro Marcelo Queiroga, quando a pasta informou que a dose de reforço contra a doença está liberada para toda a população adulta do país.


“No início, a recomendação é que fosse de dose única. Hoje nós sabemos que é necessário essa proteção adicional. As pessoas que tomaram a vacina da Janssen irão tomar a segunda dose do mesmo imunizante. Como nós já temos quantitativo, não será um esforço muito grande”, disse.

Com isso, quem for vacinado com a Janssen, receberá a segunda dose cerca de dois meses depois. O intervalo é recomendado pela própria farmacêutica, que anunciou o aumento os níveis de anticorpos de quatro a seis vezes com a segunda dose. A Janssen anunciou uma eficácia de 94% contra casos graves e moderados com duas doses, contra apenas 70% em regime de dose única.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, as pessoas que completarem o esquema vacinal primário de duas doses da Janssen poderão tomar a dose de reforço, preferencialmente de outro imunizante. “Lá na frente, completou cinco meses da segunda dose, [a pessoa] receberá a segunda dose preferencialmente com uma vacina diferente”, completou. (ATarde)

58 visualizações0 comentário