• Nova Amargosa FM

Fenômeno que provocou enchentes em 2021, volta a se formar em MG, BA e ES


A presença de muitas áreas de instabilidade na atmosfera e a configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vão provocar muita chuva em áreas de Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia nos próximos dias.

Nesta quarta-feira (16), com a ZCAS já configurada, as áreas de instabilidade se intensificam e atuam sobre todo o estado do Espírito Santo, nordeste de Minas Gerais e no extremo sul da Bahia.

Entre a quinta (17) e o domingo (20) as nuvens carregadas se espalham e provocam chuva persistente sobre áreas do Espírito Santo, sul e oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí e no norte do Tocantins.

Média para novembro pode ser alcançada

No mapa a seguir é apresentado a previsão de precipitação acumulada entre os dias 15 e 20 de novembro de 2022 pelo modelo do Centro Europeu. As áreas em tom de vinho e rosa indicam áreas com estimativa de chuva acima de 160 mm para o período – volume que, se confirmado, representa pelo menos 70% da média Climatológica de chuva para o mês de novembro nas áreas entre o Espírito Santo, nordeste de Minas e o sul da Bahia. Fonte: Climatempo

185 visualizações0 comentário