top of page
  • Foto do escritorNova Amargosa FM

Enchentes em Itabuna fazem os mais antigos lembrarem da tragédia de dezembro de 1967


As chuvas que atingiram Itabuna nos últimos dias fizeram os mais antigos comparar o cenário atual com os temporais ocorridos em dezembro de 1967, que fizeram o nível do Rio Cachoeira subir bastante e inundar diversos bairros da cidade, como ocorre atualmente. Ao menos 600 famílias estão desabrigadas em Itabuna, várias lojas no centro da cidade foram tomadas pela água e até um condomínio de luxo ficou debaixo d’água.

Segundo informações da Fundação Jupará, que desenvolve o projeto Memória Grapiúna, uma enchente ocorrida entre os dias 27 e 29 de dezembro de 1967 foi a mais terrível de todas na história de Itabuna. O nível do Rio Cachoeira subiu muito e deixou milhares de pessoas desabrigadas, seguidas do desespero de famílias que perderam o teto, os móveis e até um pouco da dignidade.


Houve muitas mortes também, sem contar com centenas de animais entre, bois, cavalos e porcos, que desciam rio abaixo levados pela fúria da correnteza. De acordo o site História de Itabuna, todos os bairros mais próximos ao Rio Cachoeira foram inundados, a exemplo do Mangabinha, Conceição, Jardim Goés Calmon e Bairro de Fátima. Os bairros Pontalzinho e São Caetano eram mais distantes do rio, mas também ficaram debaixo d’água. Apenas os bairros situados nas áreas mais altas da cidade passaram ilesos à fúria das águas do Cachoeira. (Fonte: Metro 1)


82 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page