O Ministério da Saúde decidiu excluir as crianças menores de 5 anos do grupo prioritário da campanha de vacinação contra a Influenza deste ano, que começa no dia 4 de abril.
Questionado pela CNN sobre o motivo da decisão, a pasta respondeu apenas que “após a imunização do grupo prioritário, os estados e municípios poderão dar continuidade à campanha com a inclusão das crianças acima de 5 anos, assim como da população em geral”.
Além disso, o órgão destacou que a “decisão de retirar as crianças com 5 anos incompletos foi acertada com estados e municípios”.
A estimativa da Saúde é vacinar aproximadamente 76,5 milhões de pessoas, incluindo idosos, gestantes, trabalhadores da saúde, além de crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).
O número de doses oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não foi reajustado em relação ao ano passado. Ao todo, serão distribuídas aos estados e municípios 80 milhões de doses da vacina contra a gripe.
Segundo o Ministério, no caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve-se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose de reforço da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira. CNN
Comments