top of page
  • Nova Amargosa FM

Casos de doença cerebral em Salvador não têm relação com mal da vaca louca, diz Sesab


Os casos de pacientes internados em Salvador com a doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) não têm relação com o mal da vaca louca, informou nesta segunda-feira (10) a Vigilância à Saúde do Estado da Bahia. A doença cerebral, que muitas vezes leva a pessoa afetada ao coma ou à morte, pode ser causada tanto pela ingestão de carne contaminada quanto de forma espontânea ou hereditária.


A Vigilância à Saúdea afirmou que afastou a ligação da doença com a infecção de bovinos de acordo com as características e números apresentados pelas notificações.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (CIEVS-BA) foi comunicado, no dia 6 de outubro, sobre dois casos confirmados de Doença de Creutzfeld-Jakob. Os dois pacientes são residentes em Salvador e estão internados.

Desde 2021, oito casos da doença foram notificados na Bahia (seis na capital baiana, um em Simões Filho e outro em Serrolâdia). Além dos pacientes internados, quatro morreram e outros dois estão em investigação pela Vigilância Epidemiológica.(Metro1)

83 visualizações0 comentário
bottom of page