Bahia lidera homicídios no Brasil pelo 10º ano seguido, aponta Atlas da Violência
- Nova Amargosa FM
- 13 de mai.
- 2 min de leitura

A Bahia foi, pelo décimo ano consecutivo, o estado brasileiro com o maior número de homicídios, registrando 6.616 mortes em 2023, segundo dados do Atlas da Violência 2025. Esses são os dados mais recentes divulgados na segunda-feira (12). Apesar da liderança nacional, o número representa uma leve redução em relação aos anos anteriores — 6.776 em 2022, 7.206 em 2021 e 7.076 em 2020 —, o que indica uma desaceleração da violência letal, com queda de 8,2% desde 2021.
Segundo o Bahia Notícias, parceiro do Blog do Valente, a Bahia também ocupa o segundo lugar no ranking de homicídios por 100 mil habitantes, com taxa de 43,9, atrás apenas do Amapá (57,4). O levantamento foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Abaixo da Bahia, no ranking de homicídios absolutos, aparecem Rio de Janeiro (4.292), Pernambuco (3.697), São Paulo (3.043) e Ceará (2.992). Quando se observa a taxa proporcional, os estados mais afetados também são majoritariamente das regiões Norte e Nordeste: além de Amapá e Bahia, estão no topo da lista Pernambuco (38,0), Amazonas (36,8) e Roraima (35,9).
Diante do cenário, políticos reagiram com críticas à gestão estadual. O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, afirmou em vídeo publicado nas redes sociais: “Cadê o governador Jerônimo Rodrigues? Onde está o governador Jerônimo enquanto a Bahia vive e enfrenta a pior crise na área de segurança pública em toda a sua história?”
O político também comparou os números da Bahia aos de outros grandes estados brasileiros, dizendo que “a Bahia teve mais homicídios do que São Paulo e Minas Gerais juntos” — que somaram 5.838 mortes em 2023. Para ele, os dados confirmam a gravidade da crise: “Infelizmente, os números hoje divulgados pelo Atlas da Violência só confirmam o que a gente vem denunciando: a derrota que o governador infelizmente vem sofrendo para as facções criminosas.”
ACM Neto criticou ainda a postura do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que está em viagem à China: “Não está em mudar comandante-geral da polícia, não está em mudar secretário de segurança pública. Está em mudar a postura do governador.” E concluiu: “Eu peço e espero que o poder que nos governa há 20 anos acorde para a realidade.”
Comments