• Nova Amargosa FM

Bahia fica entre as últimas posições em Educação e Segurança Pública


A Bahia aparece novamente entre as últimas posições do país nas áreas de educação e segurança pública, conforme a mais recente edição do Ranking de Competitividade dos Estados. Segundo o levantamento, o estado ficou em 24º lugar na educação e em 23º na segurança pública, entre todos os 26 estados e o Distrito Federal. No índice geral, no entanto, a Bahia ficou na na 17ª posição.

Em sete destes pilares, a Bahia ficou abaixo das 10 primeiras posições no ranking. A pior colocação do estado foi em potencial de mercado, indicador que coloca a Bahia em 25º lugar no Brasil. Após educação e segurança, os dois piores pilares do estado são sustentabilidade social (21ª posição) e sustentabilidade ambiental (17ª).

Entre os estados nordestinos, a Bahia ficou na quinta posição, atrás de Paraíba, Ceará, Alagoas e Pernambuco.

Ranking de Competitividade dos Estados

A ferramenta desenvolvida pelo Centro de Liderança Pública (CLP), ajuda gestores públicos a diagnosticar problemas e elencar prioridades. Além disso, ela conta com 86 indicadores que são divididos entre dez pilares: segurança pública, infraestrutura, sustentabilidade social, solidez fiscal, educação, sustentabilidade ambiental, eficiência da máquina pública, capital humano, potencial de mercado e inovação.

O CLP é uma organização suprapartidária com atuação desde 2008 que trabalha por um Estado Democrático de Direito mais eficiente no uso de seus recursos. (bahia.ba)

101 visualizações0 comentário