• Nova Amargosa FM

Bahia confirma novos casos de varíola dos macacos nesta sexta-feira; estado tem 57 pessoas infectada


A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou, nesta sexta-feira (2), que o estado contabiliza 57 casos da “Monkeypox”, doença conhecida como varíola dos macacos. Os dois novos casos foram registrados em Salvador.

A maioria dos casos ocorreu em homens, onde 47 foram infectados. Já a faixa etária varia entre dois meses e 50 anos. Em relação aos sintomas apresentados, os mais recorrentes são: febre, adenomegalia, erupção cutânea, cefaléia e dor nas costas. Confira abaixo os dados da doença no estado:

Além dos confirmados, a Bahia tem outros 147 casos suspeitos que estão em investigação, segundo a Sesab.

O primeiro caso da Monkeypox no estado ocorreu no dia 13 de julho. Ela se assemelha à varíola humana, que foi erradicada em 1980. Os principais sintomas da doença são febre, dores de cabeça, musculares e nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, geralmente dividida em dois períodos:

  1. Invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa;

  2. Erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

(G1)

72 visualizações0 comentário